2020 e 2021

Programação online durante os dois confinamentos

Devido ao encerramento causado pela pandemia, o contacto de proximidade com os nossos públicos viu-se suspenso, como suspensos foram os projetos à data em desenvolvimento e que davam corpo à programação planeada.

Em 2020, através da página de Facebook do MNAC, o museu iniciou a programação do “Diário das pequenas coisas” (alusão à exposição sobre Sarah Affonso, “Os dias das pequenas coisas”, patente no MNAC entre setembro de 2019 e março de 2020). Essa programação digital apresentou, ao longo de 75 dias, dezenas de publicações, organizadas de acordo com objetivos previamente definidos e de modo a suscitar o interesse dos mais variados públicos.

Em “História de Uma Coleção” apresentámos a Coleção MNAC; “Histórias da História de Uma Coleção” deu a conhecer factos e episódios menos conhecidos do grande público, em torno de uma obra; “Glossário” informou quanto aos significados da terminologia artística; “Outros modos de ver” apresentou perspetivas diferenciadas do acervo sob o prisma da visualidade (coleção e exposições de fotografia, pequenos vídeos sobre a atividade do Museu ao longo dos anos); “INSPIRAÇÃO MNAC” foi um conjunto de pequenos filmes em torno do que nos inspira, e “SOMOS MNAC”, série de 6 pequenos filmes de apresentação da Equipa do museu, e das funções de cada um dos seus elementos.

Em 2021, no segundo confinamento o “Diário de Dilemas Quotidianos”, desta vez inspirado na exposição coletiva DILEMA DE SER E PARECER. O RETRATO NA PINTURA, FOTOGRAFIA E ESCULTURA (1850-1916), o MNAC apresentou 11 rúbricas num

programa online, através da página de Facebook e do canal de Youtube, que se alargou por 90 dias.

Além de uma rúbrica em torno de algumas das obras patentes na exposição, tivemos também “Histórias do Bairro”, em que se destacam memórias do Chiado; continuámos o “Glossário de Arte” e as “Leituras de obras” e ainda a rúbrica de leitura mais personalizada “O que esta obra me conta”. Ao fim-de-semana, programação especial “O Fungagá das Artes” (Prémio APOM 2022), para miúdos e graúdos, apresentou dois cursos de desenho, quizzes e puzzles.

Os cursos de desenho, orientados por Nelson Ferreira e António Faria, foram possíveis graças ao mecenato da Fundação Millennium bcp. Devido ao enorme sucesso de público, migraram do Facebook para o Youtube, onde ainda podem ser vistos.

Ao longo do confinamento de 2021, o MNAC realizou ainda um ciclo de conversas académicas online, em torno do Retrato, com convidados nacionais e internacionais. Foram também partilhados, através da página de Facebook do museu, filmes, entrevistas e 177 depoimentos de artistas, todos disponíveis no canal de Youtube do MNAC.


Museu Nacional de Arte Contemporânea Museu Nacional de Arte Contemporânea